Sobre o curso
Você conhece o conceito de corpos dóceis? Sabia que as escolas são fundamentais no processo de disciplinarização em nossas sociedades e que Michel Foucault as classificava como espaços de confinamento?
Ao contrário de serem pensadas através de modelos que instiguem a criatividade e a potência humana, as escolas foram pensadas para produzirem corpos dóceis e disciplinados, prontos para serem utilizados de acordo com a ordem social. A perspectiva de que a escola é uma instituição que “salva e emancipa”, como nos modelos iluministas, deve ser problematizada! Dessa forma, segundo o filósofo francês, para compreendermos de onde vem a formação histórica da modernidade, é inevitável falarmos de disciplina!
Pensando nisso, desenvolvemos o curso Escolas, corpos e disciplinamento!
Nesse curso discutiremos os estudos sobre disciplinamento dos corpos a partir do filósofo francês Michel Foucault. Mostramos como a modernidade foi paulatinamente constituindo modos de ser sujeito em espaços de confinamento, como a escola. Olhar com desconfiança os modos como nos produzimos é um dos objetivos desse curso. O convite é para provocarmos nosso pensamento, possibilitando, uma vez mais, o exercício da crítica sobre nós mesmos.
** Este curso foi realizado no formato on-line/ao vivo. Após edição, estamos disponibilizando no formato gravado.
Objetivo do curso
Este curso tem como objetivo pensar sobre a escola e o disciplinamento de corpos a partir dos estudos foucaultianos.
Objetivos específicos
1- Compreender o que é disciplina para Michel Foucault;
2- Analisar os processos de disciplinamento presentes na escola hoje;
3- Exercitar o pensamento a partir das problematizações sobre a escola na atualidade.
Programação do curso
Aula 1 – Introdução ao pensamento de Michel Foucault
Aula 2 – Poder disciplinar: instituições de sequestro
Aula 3 – Educação, escola e disciplina
Aula 4 – Educação, escola e disciplina
Público-alvo
Professores e gestores de escolas públicas e privadas; estudantes de licenciaturas; Pesquisadores do campo das Ciências Humanas (Mestrado e doutorado); psicólogos; interessados nas discussões sobre escola; interessados no pensamento de Michel Foucault.
Referências
CARVALHO, Alexandre Filordi de e GALLO, Silvio. Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para pensar e agir de outros modos na educação. ETD – Educação Temática Digital. Campinas, v.12, n.1, p.280-302, jul./dez. 2010. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/853/pdf_45. Acesso em 04 jan. 2021.
FOUCAULT, Michel. Verdade e Poder. In.: ________. Microfísica do poder. 9ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1990.
________. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 25ª ed. Editora Vozes, 2002.
_________. A Verdade e as Formas Jurídicas. 3ª ed. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2009.
_________. Ditos e Escritos IV: estratégia, poder-saber. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.
GALLO, Silvio. Pensar a escola com Foucault: além da sombra da vigilância. In.: CARVALHO, Alexandre Filordi de e GALLO, Silvio (org). Repensar a educação: 40 anos após Vigiar e Punir. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. P.427-449.
LARROSA, Jorge. Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
SILVA, Tomáz Tadeu da. O Adeus às Metanarrativas Educacionais. In: SILVA. Tomáz Tadeu da (Org.). O Sujeito da Educação: estudos foucaultianos. 3ªed. Petrópolis: Vozes, 1994.
VARELA, J., ALVAREZ-URIA, F. A Maquinaria Escolar. In: Teoria & Educação. Porto Alegre, n.6, p.68-96, 1992.
VEIGA-NETO, Alfredo. Pensar a escola como instituição que ainda garante as conquistas fundamentais da modernidade. COSTA, Marisa. (org.). A escola tem futuro? Rio de Janeiro, DP&A, 2003.
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