A Escola como um ambiente potente para/na construção de subjetividades, mobiliza e faz mobilizar diferentes formas de ver, saber e conviver socialmente. Justamente por isso, como nos faz pensar Guacira Louro (2014), os nossos sentidos precisam estar afiados para sentir e identificar as múltiplas formas de constituição dos sujeitos. Ainda dialogando com a autora, historicamente, algumas práticas e modos de ser se tornaram estigmatizados/silenciados também no ambiente escolar. Nesse bojo, encontram-se discussões, por exemplo, sobre raça, racismo, branquitude, gênero, sexualidade.
Ainda na contemporaneidade, trata-se de temas sensíveis e que permeiam as discussões nos espaços da escola, muitas vezes por meio de conflitos envolvendo toda a comunidade escolar, visto os tabus que ainda vigoram no enfrentamento às diferenças e reconhecimento delas, precisamente em um país calcado na invisibilização de certos sujeitos. Na esteira de inúmeros autores e autoras que pesquisam o ambiente escolar, entendemos que a escola pode contribuir para a construção da permanência dessas invisibilizações ou, pelo contrário, construir espaços de ranhura a problemas estruturais que nos atravessam enquanto sujeitos.
O cenário contemporâneo nos apresenta inúmeros desafios. São numerosos os problemas sociais, ambientais, culturais e educacionais que nos atravessam e que precisamos urgentemente combater.
Nessa passada, a escola e sua comunidade tornam-se um ambiente profícuo para a proliferação de debates e construção de sociabilidades, a fim de romper e compor uma sociedade com igualdade de direitos – atenta às diferenças e singularidades!
Qual problema queremos resolver
O Instituto Racionalidades e sua equipe de profissionais acredita e aposta nessa construção. Sua equipe de professoras/es, pedagogos/as, psicólogos/as, sociólogas/ mestras/es e doutoras/as – sustenta-se na paixão pelo compartilhamento do ensino e da aprendizagem, entendendo que essa construção se dá não apenas pelas “racionalidades” científicas, mas também pelo afeto e o experienciar cotidiano.
O que oferecemos!
- Formação de professores/as
- Formação para alunos/as
- Formação para a comunidade escolar
Nossas temáticas
- Relações étnico-raciais e escola
- Gênero, sexualidade, diversidade
- Inclusão Escolar e Diferenças
- BNCC
- Projeto Político Pedagógico
- Gestão escolar
- Estruturação curricular
- Educação Ambiental
- Ensino de Ciências
- Pesquisa como elemento escolar
- Brincar e educar na Educação Infantil
- Filosofia na escola
- Arte e Educação
- Arte, Música e as Múltiplas Linguagens no cotidiano da Escola
Lembrando que nossa assessoria pode ser on-line/remota ou presencial.
Queremos fazer parte da sua história!