Michel Foucault e a constituição ético-estética do sujeito

Sobre o curso

Você conhece o conceito de ética na filosofia e a sua abordagem por parte do filósofo francês Michel Foucault? Como se relacionam a ética e a estética? O que seria uma estética da existência? No que culmina o cuidado de si, segundo Foucault?

Para o filósofo francês, a ética está articulada a um cuidado de si e um cuidado dos outros, um pensamento muito ligado à filosofia clássica grega.

Neste curso colocamos como centro de debate os modos de constituição do sujeito, tal como discutidos por Michel Foucault no âmbito do que convencionalmente se reconhece como “o último Foucault” – período no qual, já no final de sua vida, entre 1980-84, o autor se ocupou dos textos da antiguidade greco-romana para investigar, neles, como se tramavam as relações entre sujeito e verdade. São, pois, essas as questões, na medida em que erigidas e dinamizadas pelo domínio das práticas de si, que se apresentam como fundamentais aqui, neste curso.

Por fim, buscamos debater também o que poderia configurar-se hoje como formas possíveis de pensar sobre (outros) modos de constituição ética e estética do sujeito – valendo-nos, especialmente, de exemplos trazidos do domínio das artes (artes visuais, cinema, literatura, música).

**** Este foi realizado no formato on-line/ao vivo. Após edição, estamos disponibilizando de forma gravada.

Programação do curso

Aula 1 – A constituição ético-estética do sujeito como problemática foucaultiana: aspectos introdutórios

Aula 2 – As relações do sujeito com a verdade: dinâmicas e paradoxos da constituição e do desprendimento de si

Aula 3 – O cuidado de si como prática, técnica e forma de vida

Aula 4 – Práticas de si contemporâneas: é possível falar em cuidado de si hoje?

Público-alvo

Interessados/as em Ciências Humanas, Filosofia e os estudos de Michel Foucault; Estudantes de mestrado e doutorado; Professores/as.

Referências

AQUINO, Julio Groppa. A difusão do pensamento de Michel Foucault na educação brasileira: um itinerário bibliográfico. Revista Brasileira de Educação, jun. 2013, vol.18, n.53, p. 301-324.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2000.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1991.

FOUCAULT, Michel. A Coragem da Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FOUCAULT, Michel. O Governo de Si e dos Outros. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004a.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V. Ética, Sexualidade e Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004b.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: _____. Ditos e Escritos V. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004c.

FOUCAULT, Michel. Diálogo sobre o poder. In: _____. Ditos e escritos IV. Estratégia, Poder-Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003, p. 253-266.

FOUCAULT, Michel. Tecnologías del yo y otros textos afines. Paidós: Barcelona, 1990.

GALLO, Silvio. Foucault: (Re)pensar a Educação. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 253-260.

GROS, Frédéric. Foucault: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola Editorial: 2004.

MACHADO, Roberto. Nietzsche e a Verdade. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

MARCELLO, Fabiana de Amorim; FISCHER, Rosa Maria Bueno. Cuidar de si, dizer a verdade: arte, pensamento e ética do sujeito. Pro-Posições. 2014, vol.25, n.2, p. 157-175. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200009.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu. da. O Sujeito da Educação – Estudos Foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 35-86.

ORTEGA, Francisco. Amizade e Estética da Existência em Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

Professores/as e ministrantes do curso

Fabiana de Amorim Marcello

Fabiana de Amorim Marcello é doutora em Educação pela UFRGS. É professora do Departamento de Estudos Especializados do PPGEdu da UFRGS. É Editora Associada da Revista Educação & Realidade e da Revista Brasileira de Estudos da Presença. Desenvolve pesquisas e orienta teses e dissertações tendo como foco os conceitos de infância e/ou imagem, em seus múltiplos desdobramentos (cinema, artes visuais, mídia).

Detalhes do curso

Investimeto R$ 120.00
Curso gravado
Carga horária 6H
Comprar agora Tenho interesse

Reserve sua vaga!

Venha estudar no Instituto Racionalidades

Aulas gravadas e disponíveis durante e após o encerramento do curso

Certificado de conclusão com validade em todo o território nacional

Conteúdo formulado por especialistas e professores/as renomados/as

Garantia de satisfação de 7 dias após a compra do curso.

Reserve sua vaga!

Receba novidades e mais o informações sobre seu curso!