Sobre o curso
Por que a democracia está em crise hoje? Quais sãos os seus fundamentos e por quais motivos esse é um fenômeno global?
O estudo da democracia contribui para a compreensão das transformações políticas e sociais no mundo e no Brasil. Nosso curso é recomendado a pesquisadores e demais interessados em conhecer detalhes da configuração do sistema democrático ao longo da história, além de introduzir a compreensão dos fundamentos dos direitos à cidadania e direitos humanos.
Assim, buscamos com este curso, entender a construção da democracia no Ocidente e suas atuais crises. Procura-se também compreender os principais dilemas da democracia contemporânea, tema relevante considerando as atuais ameaças aos direitos, à cidadania e ascensão de políticos que, embora eleitos, buscam conturbar processos democráticos e a legitimidade dos pleitos.
O curso está dividido em três eixos. O primeiro deles percorre a construção das concepções clássicas da Antiguidade de Democracia (Atenas), cidadania e República (Roma). Em seguida, analisa estas concepções no período moderno, desde a era Renascentista, passando pelo liberalismo e Iluminismo, até a construção das Repúblicas Federativas a partir do século XVIII.
O segundo eixo do curso procura estudar os regimes democráticos contemporâneos, inclusive o brasileiro, e, principalmente, a sua relação entre cidadania e Direitos Humanos. O terceiro eixo investiga as crises contemporâneas democráticas a partir da análise do estado de exceção e fascismo nos séculos XX e XXI; redes sociais e fake-news; estudos de caso recentes como os golpes ou suas tentativas nos EUA, Brasil e Bolívia.
Objetivo geral
Este curso tem como objetivo compreender e contextualizar os fundamentos pretéritos e contemporâneos dos conceitos de Democracia, cidadania e República na cultura ocidental. Além disso, buscará refletir e debater sobre as crises e potencialidades do regime democrático atual.
Programação do curso
Módulo 1 – Fundamentos da Democracia
Aula 1 – A Polis grega; Democracia e cidadania em Atenas; A crítica de Platão à democracia ateniense; O elogio à democracia de Aristóteles; Princípios da República Romana; A República em Florença no Renascimento.
Aula 2 – As Revoluções burguesas: liberalismo político e o Iluminismo; Espinosa e a democracia; O Federalismo norte-americano e o presidencialismo; O utilitarismo e a democracia representativa;
Módulo 2 – Os sistemas democráticos contemporâneos
Aula 1 – A democracia e os Direitos Humanos no século XX; Hannah Arendt e a política; A era dos direitos;
Aula 2 – Direitos Humanos e cidadania no século XXI; Democracia e cidadania no Brasil; A Poliarquia;
Módulo 3 – Como as democracias morrem e resistem
Aula 1 – Pequena história do estado de exceção; Walter Benjamin contra o estado de exceção; O estado de exceção à brasileira;
Aula 2 – Liberdade de expressão X fundamentalismo político-religioso; Redes sociais e democracia; A pós-verdade e a crise democrática; Como as democracias morrem e o que elas fazem para sobreviver.
Público-alvo
Estudantes e profissionais interessados no aprofundamento das principais correntes e teorias e análises da constituição da democracia e suas crises, e análise de perspectivas clássicas e contemporâneas da democracia.
Referências
ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
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