Pequena História da Filosofia no Ocidente: O pensamento grego

  • Um mergulho nas origens da filosofia ocidental e nas perguntas que moldaram nosso modo de pensar. Neste curso, revisitamos os pensadores da Grécia Antiga para entender como surgiram ideias como razão, natureza, ética e política. Um convite a pensar o mundo a partir das raízes do pensamento filosófico.

Sobre o curso

Como nasce a filosofia? O que pensavam os primeiros filósofos gregos? Afinal, a que se propõe a filosofia?
A filosofia ocidental como concebemos hoje nasce na Grécia por volta do século VII A.C. e se estende até o começo da idade média. Isso não quer dizer que os gregos criaram o ato de filosofar, porém, foi na Grécia antiga que se consolidou a forma de filosofia que conhecemos na atualidade.

Priorizando a racionalidade em detrimento da emoção e do lúdico, a filosofia se propôs a explicar tudo aquilo que nos instiga, nos deixa curiosos, assustados, maravilhados e encantados com a vida e o nosso mundo. Após sua consolidação, a filosofia se tornou rapidamente parte fundamental das sociedades ocidentais, trazendo explicações para o mundo que também tocam as emoções, porém dessa vez através do logos.

Por isso, pensamos esse curso como uma ferramenta para nos debruçarmos sobre este belo começo da filosofia ocidental. Aqui temos como proposta contribuir para o desenvolvimento intelectual e aprimoramento do repertório sobre o pensamento filosófico clássico. Procura-se analisar os modelos de cidade, política, ética e “ser” dos Antigos, suas concepções de conhecimento, ética e compreensão da natureza.

O objetivo deste curso é oferecer noções gerais de filosofia antiga, compreendendo uma história conceitual da razão, com ênfase na teoria de conhecimento, epistemologia e sua relação com a concepção de cidade, cidadania e a representação da natureza.

Objetivo Geral

  • O objetivo deste curso é oferecer noções gerais de filosofia antiga, compreendendo uma história conceitual da razão, com ênfase na teoria de conhecimento, epistemologia e sua relação com a concepção de cidade, cidadania e a representação da natureza.

Objetivos específicos

Programação do curso

Módulo 1 – Mito, tragédia e a abertura para a filosofia.
Este módulo aborda mitos e tragédias que anunciam o despertar da razão. Entre eles, personagem Ulisses da Odisseia de Homero e Prometeu, descrito por Hesíodo. Serão estudados aspectos das tragédias gregas que sofreram a crítica da filosofia socrática.

Módulo 2 – O despertar da filosofia – dos pré-socráticos a Sócrates
Este módulo tem como objetivo analisar a origem da filosofia na Grécia Antiga e o pensamento dos filósofos conhecidos como pré-socráticos. Os filósofos da natureza estavam em busca da arché, ou seja, o primeiro elemento que origina tudo quanto existe no universo. Destacam-se os atomistas, Pitágoras, Heráclito, Tales, entre outros. A aula abordará também a vida e a ascensão do pensamento de Sócrates em Atenas.

Módulo 3 – O pensamento platônico.
Este módulo trata do pensamento platônico, buscando compreender a sua teoria do conhecimento, concepção de ser, oposição entre corpo e alma, teoria política e teoria estética.

Módulo 4 – O pensamento aristotélico.
Neste módulo trataremos a respeito da apresentação da filosofia aristotélica e suas oposições ao pensamento platônico no que diz respeito à teoria do conhecimento, concepção de ser, ética e política. Será abordada o surgimento da ciência e do materialismo por meio das concepções de Aristóteles.

Módulo 5 – A ética em Epicuro e os estoicos
Este módulo apresenta o pensamento de Epicuro e a busca por uma ética voltada aos prazeres. Além disso, seu pensamento será articulado com as reflexões dos filósofos estoicos.

Público-Alvo

Referências

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Paulo Niccoli Ramirez

Professor de Filosofia, Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Professor na ESPM, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP); Casa do Saber; Instituto Faces-Arte Reab, Instituto Racionalidades e Instituto Carlos André. Possui doutorado (2014) e mestrado (2007) em Ciências Sociais pela PUC-SP (respectivamente nas áreas de concentração Antropologia e Sociologia) e também bacharelado em Ciências Sociais (PUC-SP - 2004) e Filosofia (USP - 2007). Autor dos livros Sérgio Buarque de Holanda e a dialética da cordialidade (EDUC,2011) e Ética, cidadania e sustentabilidade (SENAC,2021). Escreve para revistas e concede entrevistas para diversos meios de comunicação.

O que está incluso?

Duração do curso: 10h

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