Sobre o curso
Como o feminismo se tornou um dos mais importantes movimentos sociais do século XX e da atualidade? A resposta a essa indagação nos conduz a uma análise profunda e criteriosa da história dos feminismos. Estudar essa trajetória é fundamental para compreender as complexas interações entre direitos das mulheres, questões sociais, políticas e culturais que moldaram as sociedades contemporâneas. Ao examinar a história do feminismo, desde as revoluções burguesas até os movimentos do século XX, percebemos a relevância da cidadania feminina, os múltiplos desdobramentos das lutas feministas e a emergência de vertentes teóricas que influenciam discussões e mobilizações até os dias atuais.
Além disso, aprofundar-se na história dos feminismos permite uma compreensão mais abrangente das dinâmicas de poder e resistência que permeiam as sociedades ao longo do tempo. As lutas feministas, em suas diversas vertentes e contextos, revelam não apenas as aspirações e desafios específicos das mulheres, mas também os reflexos e impactos dessas mobilizações em estruturas sociais mais amplas. Assim, ao estudar o feminismo, não estamos apenas revisitando o passado, mas também construindo bases sólidas para entender nosso presente.
Objetivo geral
Este curso tem como objetivo apresentar um panorama introdutório sobre a história do feminismo, considerando suas condições de emergência, pluralidades e os desdobramentos dos diversos movimentos e vertentes teóricas ao longo dos séculos XIX e XX.
Objetivos específicos
1 – Analisar o surgimento do pensamento feminista no contexto das revoluções burguesas, os movimentos e propostas referentes à questão da cidadania feminina.
2 – Examinar os desdobramentos das lutas feministas ao longo do século XIX, enfatizando os movimentos sufragistas, as relações entre feminismo e abolicionismo e feminismo e movimentos operários, considerando, igualmente, os diferentes desdobramentos na Europa, América Latina e Estados Unidos.
3 – Percorrer as principais lutas feministas das primeiras décadas do século XX: a luta pela cidadania e por direitos para as mulheres.
4 – Tratar da emergência dos novos feminismos a partir da segunda metade do século XX. A influência do pensamento feminista nas universidades, as mobilizações sociais, as novas pautas e as estratégias de atuação, o papel do movimento feminista na luta pela democracia na América Latina.
Programação do curso
Módulo 1 – Mulheres em movimento: o surgimento do feminismo
Aula 1 – Cidadãs de segunda classe: as revoluções burguesas e os primeiros feminismos
Aula 2 – Feminismos no século XIX: as principais reivindicações
Aula 3 – Feminismos no século XIX: as lutas e as trajetórias das pioneiras do feminismo
Aula 4 – Feminismos na América Latina do século XIX e primeiras décadas do século XX
Módulo 2 – Do sufrágio à cidadania plena: reivindicações feministas e movimentos de mulheres nas primeiras décadas do século XX
Aula 1 – A luta pelo sufrágio feminino no mundo
Aula 2 – Direitos à educação, trabalho e maternidade nas primeiras décadas do século XX
Aula 3 – Guerras e revoluções no século XX e as lutas feministas
Aula 4 – Os novos feminismos dos anos 1960 A 1980: contexto geral
Módulo 3 – Os novos feminismos da segunda metade do século XX
Aula 1 – Feminismos nas universidades e o desenvolvimento dos estudos feministas
Aula 2 – Tornar-se mulher e feminista: os novos feminismos dos anos 1960-1980 no Brasil
Aula 3 – A luta pela democracia e a organização dos movimentos feministas em “nuestra” América
Aula 4 – Feminismos no século XX e as perspectivas para o século XXI: uma revolução?
Público-alvo
Este curso é especialmente voltado para profissionais e estudantes das áreas de humanas, sociais, saúde e educação, assim como para atuantes em ONGs e coletivos culturais. Com um enfoque particular em mulheres e feminismos, ele é fundamental para aqueles que lidam com questões de violência e buscam compreender a fundo a história das mulheres e seu impacto em diversos contextos.